Menu

Funil do Minecraft como classificador de Itens

Nesse tutorial vou explicar como usar o funil do Minecraft (hopper) para selecionar/classificar/separar itens em diferentes baús, fornalhas, crafting tables.


Algo muito útil para mineração automática, mobtraps, smeltery (fundir) e cooking (cozinhar) é saber como usar o funil do Minecraft para organizar itens. Dessa forma você pode escolher qual item vai para qual baú com um esquema de seleção de itens e uma rede de funis que funcionaram como dutos, tudo a base de impulsos de entrada e saída de sinal (I/O), ou seja, ligado e desligado.

Da para fazer tudo isso sem usar mods.

Classificador de itens

A maioria dos classificadores de itens funcionam usando funis.

Mais especificamente, um funil com os cinco slots ocupados por, por exemplo, redstone, só poderá coletar redstone, porque não há nenhum outro item para enviar.

A conexão do funil a um comparador permitirá ao classificador medir o conteúdo do funil. Todos os cinco slots DEVEM permanecer ocupados pelo material que você está ordenando, caso contrário, outros itens serão capazes de passar. A maneira mais fácil de garantir isso é medir a intensidade do sinal de redstone, para um sinal de força 2 no comparador, o que corresponde a 22 itens dentro do funil – todos bem distribuidos dentro do funil, sendo que o funil sempre libera o primeiro item da esquerda. Você também pode sacrificar um item que você nunca classificará, como gravetos/palitos (sticks) ou sementes (como no nosso exemplo), 21 ao total da direita para a esquerda ignorando o primeiro slot da esquerda, ou seja [item que sera filtrado][6x item][5x item][5x item][5x item], mais uma vez, o slot mais à esquerda deve ficar apenas o item que será filtrado. Alternativamente, você pode usar um item que empilhe para 16 (como bolas de neve). Coloque uma pilha do item a ser ordenado no primeiro slot do funil. Em seguida, coloque duas bolas de neve no segundo slot e um em cada um dos slots restantes.


Grill Gamer
Grill Gamer
Grill Gamer

Componentes

Existem dois componentes para um classificador de itens: o canal do item e o(s) componente(s) de classificação. Aqui é uma analogia para esclarecer isso: o canal do item é como um rio, e os componentes de classificação podem ser imaginados como redes que apenas capturam determinados itens. O rio termina em um despejo (o baú).

O canal do item é simplesmente um caminho pelo qual os itens viajam. Pode ser uma cadeia horizontal de funis, ou um canal de água. Funis embaixo da corrente de funil ou canal de água atuam como “rede” e extrairão itens.

Os componentes de triagem são compostos de funis. Para permitir que a deposição e a extração sejam alteradas de forma independente, deve-se utilizar dois funis: um em cima do outro e o do topo apontando para o lado oposto (qualquer lado que não seja para baixo, ou seja, para o funil de baixo). O funil superior deve ser conectado ao comparador, que irá alimentar o funil inferior (que tira itens do superior superior).

Esse não é o único tutorial do nosso canal, tem muitos e você ver todos clicando aqui você também pode ver nossos vídeos no YouTube, isso vai te ajudar muito.

Sou autor do Grill Gamer e fez ou outro faço vídeos para o YouTube!