EA mercenária visa apenas o lucro

14:54:00

Manveer Heir, um veterano desenvolvedor de jogos e ex-funcionário da Electronic Arts disse que a desenvolvedora esta "rumando para mais jogos de mundo aberto [porque] pode monetizá-los melhor".


No final da semana passada em uma participação ao podcast Waypoint, o desenvolvedor da velha guarda, Manveer Heir, que participou do desenvolvimento de Mass Effect 3, Andromeda e Wolfenstain, relatou que "Há definitivamente algo na EA. Eles realmente estão caminhando para mais jogos de mundo aberto o motivo é "que eles são melhores para monetizar". A ideia é fazer com que os jogadores façam mais microtransações na EA, ou seja, que gastem mais dinheiro. Menveer relata que viu um jogador gastar mais de U$15.000 doletas em cards para Mass Effect 3. Eles querem que as pessoas joguem por um tempo mais longo o game, em vez de jogar por “apenas” 100 horas.

Manveer completou dizendo: “O problema é que ampliamos nosso orçamento para U$100 milhões e atualmente, não temos espaço para fazer um bom jogo linear single player abaixo disso. Mas por que não podemos ter ambos? Por que tem que ser um ou outro? E essa é razão pela qual a EA e aqueles grandes editores geralmente se importam com o maior retorno do investimento. Eles atualmente não se importam com o que os jogadores querem; eles se importam com quanto os jogadores pagarão por isso. Vocês precisam entender quanto dinheiro há em jogo nessas microtransações”.

Manveer acredita que o sucesso de jogos com Dragon Age seja o fato de serem multiplayer. Jogos multiplayer geralmente são recorrentes, sempre há algo novo. O single player é jogado até a conclusão, ou seja, até zerar e fim de jogo. Para a editora trata-se de renda repetível versus renda única.

Mas convenhamos, alguém que gasta U$15.000 em cards da Electronic Arts precisa ser internado e amarrado com camisa de força.

Ainda bem que Manveer Heir saiu da Bioware para criar o seu próprio estúdio, caso contrário ele estaria na rua nessa segunda-feira. Ele está arrecadando fundo para desenvolver seu primeiro projeto. O que será que vem por ai?


Compartilhe isso

Autor do Grill Gamer, dono do perfil Mestre do Tempo no Twitter, programador, analista de SEO e blogueiro desde 2004. 

- O sucesso vai muito além de saber fazer algo bem feito, é preciso usar o que sabe. 

Posts Relacionados