Como me salvei do WannaCrypt

17:11:00
Podem dar o tapa de na minha cara do idiota aqui por ter sido mais uma vítima deste maldito ransomware.




O WannaCrypt e (ou WannaCry) é o vírus do tipo ransomware. Até aí nenhuma novidade, porém este que vos escreve teve um de seus servidores invadido por ele.

Como? I don't know!

Quase todos os meus servidores são Linux, porém algumas vezes devido a uma demanda é necessário utilizar Windows e um destes foi infectado hoje, porém nem tudo foi perdido graças a um programa lindo chamado AOMEI Backupper que eu utilizo para fazer o backup tanto dos servidores Windows quanto Linux, também já utilizei em minhas máquinas pessoas (HP DV4 com Windows 10 e Macbook Pro com Mac OS X), porém estes últimos eu utilizei um Live CD que o Backupper gera.

Mas o motivo que me incentivou a escrever este post não foi o fato dele ser sensacional e de graça, mais sim uma funcionalidade dele que eu achei simplesmente o máximo. Diferente da versão antiga do Norton Ghost - que não utilizo há anos, talvez tenha corrigido isso na versão nova - o Backupper remover o arquivo pagefile.sys (arquivo de paginação do sistema) do backup, o que para mim é uma mão na roda, já que o arquivo de paginação do meu servidor ocupa 16gb no HD. Não sei ele trata da mesma forma os arquivos swapfile.syshiberfil.sys, acredito que sim.

Infelizmente, sobre o WannaCrypt  não há o que fazer, quando ele invade o seu computador a única coisa que te resta fazer é cantar:


Vai em ritmo de sertanejo para não ser tão deprimente...
Então por isso queridão, faça backup do seu computador antes que este maligno vírus o ataque.

Baixei o AOMEI Backupper.

Compartilhe isso

Autor do Grill Gamer, dono do perfil Mestre do Tempo no Twitter, programador, analista de SEO e blogueiro desde 2004. 

- O sucesso vai muito além de saber fazer algo bem feito, é preciso usar o que sabe. 

Posts Relacionados