Como o fim da internet ilimitada vai afetar sua vida (Netflix / Gamer / YouTuber / Podcaster)

18:09:00
Estava eu aqui todo feliz preparando a documentação para o novo projeto do Grill Gamer que vai alterar não só toda a estrutura do sita, mas também toda a forma de trabalho, inclusive a quantidade trafego que vou administrar mensalmente, quando um amigo me envia o link para uma petição online contra o limite na franquia de dados na banda larga fixa.



Antes de continuar permita-me fazer um desabafo. Há pelo menos quatro anos, desde que comecei a realmente investir em trabalhos na internet fico cada vez mais tentado a sair do Brasil, por diversos motivos como, o quanto pagamos em impostos para converter o dólar em real e vice-versa. O quanto precisamos trabalhar para comprar um carro aqui em comparação com alguém que vive no Canadá, por exemplo, e mais recentemente os conflitos em taxistas e o Uber. Agora esse limite mais que ridículo da internet banda larga (ADSL), como se já não bastasse a móvel.

Primeiro vamos falar de números, ou seja, o limite das franquias:

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB


Agora você deve ter pensamentos do tipo: “Como isso pode me atingir?”, “Para mim não faz diferença, eu uso pouca internet!”, “Mas vai mesmo atrapalhar a minha vida?” e “Quanto será que eu uso de internet?”.

Vamos responder a única exclamação entre as frases anteriores nesse momento.

Filho, impor um limite de consumo vai sim afetar a sua vida, e não vou mencionar internet das coisas para dizer o motivo. Vamos mencionar só o básico.

Todos hoje possuem Wi-Fi em casa, e a tela do celular se tornou a primeira tela, e você meu querido que usa Whatsapp, Facebook, YouTube, Videogame, etc, direto vai sofrer com isso, pois cada coisinha que você observa na internet é um download realizado, logo será contabilizado. Só o celular na sua vida trafega por mês pela internet mais de 10gb.

Agora vamos os cálculos para você que usa pouco a internet. Fazendo um calculo rápido, uma pessoal normal trafega por mês:

  • Whatapp: 500mb uso comum, enviando em recendo mensagens de texto, imagens, vídeos e audio;
  • Facebook: 24GB tendo em vista que ela usa em media duas horas por dia vendo fotos, vídeos e enviando e recebendo mensagens;
  • Netflix: 40GB isso se for uma pessoa que assiste apenas um episodio por dia de apenas uma serie de em media uma hora.
  • YouTube: 40GB o calculo é o mesmo da Netflix em geral um hora de vídeo 1.5GB de dados em Full HD.

Ou seja, uma pessoa sozinha comum utiliza em média 102GB de dados por mês, isso sem levar em consideração backup de arquivos na nuvem como o Google Photos, Drive, Dropbox, etc. Ou se, se ela tem um console em casa, Playstation ou Xbox. que baixa constantemente atualizações tanto do console quanto dos jogos.

Agora você espertinho deve estar pensando: “Então uma franquia de 100GB esta perfeita para mim.”. Sim, se você mora sozinho, mas a julgar que as famílias Brasileiras em média são compostas por 4 membros, e supondo que 3 pessoas utilizam a internet desta forma – sempre tem a ovelha negra que não gosta da rede – seu gasto mensal sobe facilmente para 300GB por mês.

Se você usuário comum se assustou, vamos falar agora com quem joga. Seja console ou PC.

Supondo que você tenha ao menos 3 jogos que precisam de em media duas atualizações mensais, jogos como Battlefield e Call Of Duty, só esses jogos por atualização trafegam no mínimo 1,5GB de dados. E a situação fica pior quando você estiver pretendendo baixar um jogo.
Imaginando que você comprou Far Cry 4 na Steam, o pacote completo, você vai precisar transferir em média 30GB de arquivos. Ou seja, sua diversão será mais complicada pequeno guerreiro.

E você que curti um bom podcast, esses com episódios com média de uma hora de áudio? Pois bem, esse perfil é o meu. Nós em média, sendo assinantes de 5 podcasts baixamos por mês cerca de 2GB, só de arquivos de áudio.

E para quem é YouTuber a situação é ainda mais complicada. Quem grava vídeos para internet sabe que um vídeo após a edição. de em média 10 minutos, com uma boa qualidade. gera um arquivo de aproximadamente 700mb. Se você envia em média 3 vídeos por semana para o YouTube, que é o mínimo necessário para fazer um canal crescer, você trafega por mês em media 10GB pela internet. Fora os que você assiste para fazer uma boa networkig.

Isso que eu não cite os viciados em Instagram e aplicativos de streaming de áudio como Spotify, Apple Music e Google Play Music,  e o uso de clientes de e-mail, e os nossos queridos downloads, direitos ou  por torrent?

Em suma, sim, uma internet com limite de consumo de dados vai complicar toda a nossa vida.

Fonte para a base de cálculo:  http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/02/saiba-quanto-as-atividades-mais-populares-gastam-no-seu-plano-movel.htm

Compartilhe isso

Autor do Grill Gamer, dono do perfil Mestre do Tempo no Twitter, programador, analista de SEO e blogueiro desde 2004. 

- O sucesso vai muito além de saber fazer algo bem feito, é preciso usar o que sabe. 

Posts Relacionados